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Como primeiro reflexo, se estiver em movimento, deverá estacionar logo que possível, desligar a ignição e aguardar alguns minutos para que o óleo desça para a parte inferior do motor. Trata-se na maior parte dos casos, de uma mensagem de alerta que indica simplesmente que o seu nível de óleo atingiu o ponto mais baixo e por vezes basta repor o nível após ter verificado o mesmo através da vareta para resolver o inconveniente. O método: retirar a vareta, limpá-la com um pano e em seguida mergulhá-la totalmente no respetivo orifício. Aguardar alguns segundos e retira-la novamente. Se a película de óleo existente se encontrar abaixo das marcas «min» e «max» indicadas na vareta, terá então acrescentar um pouco de óleo através do bocal próprio existente no bloco motor e em pequenas quantidades garantindo através da vareta que o nível não fica acima da marca «max» . Se após esta operação a luz avisadora não se apagar, desligue a ignição e solicite a verificação do veículo por um profissional.
Estas indicações especificam a viscosidade do óleo. Esta deverá corresponder sempre às preconizações do construtor.
O algarismo anterior ao W indica a fluidez a baixa temperatura. Quanto menor for este algarismo, mais fluido é o óleo a frio facilitando os arranques a baixas temperaturas. O algarismo após o W indica a viscosidade a altas temperaturas e quanto mais elevado for este índice, mais viscoso é o óleo a quente ou seja a película de óleo será mais espessa nas partes metálicas e favorecendo a estanqueidade e a proteção das peças em movimento.
Para além da sua idade ou quilometragem, o desgaste do óleo pode ser controlado através da cor que deve ter conservado o seu aspeto original, transparente e ligeiramente âmbar. Se estiver opaco e castanho escuro, ou mesmo quase preto, é altura de proceder á mudança do óleo do seu veículo numa oficina Eurorepar Car Service !
A maior parte dos sistemas de climatização dispõem de um filtro que permite reter as micropartículas, pólenes ou outras impurezas. No entanto, uma parte do circuito funciona em meio húmido e quando o filtro se encontra saturado, as bactérias e microrganismos podem desenvolver-se e expandir-se pelo circuito e dar origem a maus odores persistentes. Na Rede Eurorepar Car Service recomendamos o tratamento antibacteriano e fungicida de forma preventiva ou curativas após ter substituído o filtro.
Tudo depende do tipo de veículo, da sua utilização e do ambiente em que circula regularmente. Nas regiões húmidas ou junto ao mar, por exemplo, as linhas de escape têm tendência para se degradar prematuramente devido à oxidação. É admitido de uma maneira geral que uma linha de escape seja parcial ou completamente substituída a partir de 8 ou 9 anos de utilização em condições severas. Nestas mesmas condições, um catalisador pode ter uma duração de vida média. A câmara de expansão e os silenciadores, concebidos para reduzir os ruídos, podem, igualmente, necessitar de uma substituição a partir dos 40000 km, mas o mais frequente é acima deste limite. As sondas lambda são substituídas quando forem diagnosticadas como tendo um defeito, nomeadamente aquando de testes antipoluição ou de funcionamento irregular do motor.
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Como primeiro reflexo, se estiver em movimento, deverá estacionar logo que possível, desligar a ignição e aguardar alguns minutos para que o óleo desça para a parte inferior do motor. Trata-se na maior parte dos casos, de uma mensagem de alerta que indica simplesmente que o seu nível de óleo atingiu o ponto mais baixo e por vezes basta repor o nível após ter verificado o mesmo através da vareta para resolver o inconveniente. O método: retirar a vareta, limpá-la com um pano e em seguida mergulhá-la totalmente no respetivo orifício. Aguardar alguns segundos e retira-la novamente. Se a película de óleo existente se encontrar abaixo das marcas «min» e «max» indicadas na vareta, terá então acrescentar um pouco de óleo através do bocal próprio existente no bloco motor e em pequenas quantidades garantindo através da vareta que o nível não fica acima da marca «max» . Se após esta operação a luz avisadora não se apagar, desligue a ignição e solicite a verificação do veículo por um profissional.
Estas indicações especificam a viscosidade do óleo. Esta deverá corresponder sempre às preconizações do construtor.
O algarismo anterior ao W indica a fluidez a baixa temperatura. Quanto menor for este algarismo, mais fluido é o óleo a frio facilitando os arranques a baixas temperaturas. O algarismo após o W indica a viscosidade a altas temperaturas e quanto mais elevado for este índice, mais viscoso é o óleo a quente ou seja a película de óleo será mais espessa nas partes metálicas e favorecendo a estanqueidade e a proteção das peças em movimento.
Para além da sua idade ou quilometragem, o desgaste do óleo pode ser controlado através da cor que deve ter conservado o seu aspeto original, transparente e ligeiramente âmbar. Se estiver opaco e castanho escuro, ou mesmo quase preto, é altura de proceder á mudança do óleo do seu veículo numa oficina Eurorepar Car Service !
A maior parte dos sistemas de climatização dispõem de um filtro que permite reter as micropartículas, pólenes ou outras impurezas. No entanto, uma parte do circuito funciona em meio húmido e quando o filtro se encontra saturado, as bactérias e microrganismos podem desenvolver-se e expandir-se pelo circuito e dar origem a maus odores persistentes. Na Rede Eurorepar Car Service recomendamos o tratamento antibacteriano e fungicida de forma preventiva ou curativas após ter substituído o filtro.
Tudo depende do tipo de veículo, da sua utilização e do ambiente em que circula regularmente. Nas regiões húmidas ou junto ao mar, por exemplo, as linhas de escape têm tendência para se degradar prematuramente devido à oxidação. É admitido de uma maneira geral que uma linha de escape seja parcial ou completamente substituída a partir de 8 ou 9 anos de utilização em condições severas. Nestas mesmas condições, um catalisador pode ter uma duração de vida média. A câmara de expansão e os silenciadores, concebidos para reduzir os ruídos, podem, igualmente, necessitar de uma substituição a partir dos 40000 km, mas o mais frequente é acima deste limite. As sondas lambda são substituídas quando forem diagnosticadas como tendo um defeito, nomeadamente aquando de testes antipoluição ou de funcionamento irregular do motor.