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Aquando de um pré-controlo técnico na Rede Eurorepar Car Service, todos os pontos previstos na inspeção Periódica Obrigatória são verificados em geral em menos de uma hora. Estes pontos de controlo assentam em doze capítulos principais: identificação do veículo, travagem, direção, vidros, iluminação/sinalização, suspensão/eixos, rodas, carroçaria/estrutura, equipamento interior de segurança, alimentação/combustível, escape e por fim poluição.

Entre os  pontos associados à segurança e ao ambiente, existem alguns submetidos a uma obrigação de reparação em caso de inconformidade. Neste caso, o seu veículo deverá passar obrigatoriamente por uma segunda-visita após as reparações serem efetuadas. Assim, para evitar inconvenientes e o custo de uma  segunda visita, opte pelo pré-controlo técnico na Rede Eurorepar Car Service !

Se o desejar, podemos efetuar rapidamente as regulações ou reparações necessárias evidenciadas aquando do pré-controlo. Quando o seu veículo estiver em conformidade nas nossas oficinas, basta apresentá-lo no Centro de inspeção Obrigatória e tranquilamente…  despachá-lo á primeira !

Se o desejar, a Rede Eurorepar Car Service pode disponibilizar-se  para efetuar o procedimento no seu lugar e apresentar o veículo num centro de controlo autorizado*.

 

* A disponibilidade deste serviço deverá ser verificada localmente com a sua oficina Eurorepar Car Service.

Freios a tambor usam sapatas dentro de uma caixa (o tambor) para diminuir a velocidade do seu veículo. As sapatas são empurradas para fora, causando atrito. Os freios a disco, por outro lado, estão dispostos de forma diferente; Um disco montado na roda é preso em ambos os lados pelas pastilhas de freios. Novamente isso provoca atrito e diminui a velocidade do veículo.
Freios a disco geralmente fornecem mais poder de frenagem e a maioria dos carros tem este sistema montado na frente do veículo. Alguns ainda terão freios de tambor montados na parte traseira, que são necessários para fazer menos frenagem.
Ambos os tipos de sistema de frenagem usam o mesmo princípio de aplicação de atrito, a fim diminuir a velocidade do seu veículo e para ambos os sistemas acontece o desgaste ao longo do tempo.

O antibloqueio dos travões ou mais vulgarmente designado por ABS, é um elemento de segurança importante que permite manter o controlo do seu veículo ao evitar que as rodas bloqueiem, e assim preservar o seu poder direcional.  Quando as rodas ficam bloqueadas, o facto de virar o volante não origina qualquer reacção. O veículo «desliza» a direito, principalmente em solo molhado. Com o ABS, passa a ser possível  evitar uma colisão mesmo em caso de uma travagem de emergência. O ABS funciona através de uma central hidráulica que provoca em caso de necessidade, uma pressão intermitente nos travões manifestada através de solavancos muito rápidos, um pouco como uma travagem «intermitente». O bloqueio seguido da libertação da pressão em alguns milissegundos permite que as rodas travem de forma eficaz sem se imobilizarem enquanto continuam a curvar. O poder direcional e a capacidade máxima de travagem são preservados podendo no entanto a distancia de travagem aumentar ligeiramente durante o processo.

Trata-se muito provavelmente de um problema de discos empenados ou de um desgaste pronunciado dos discos e das pastilhas de travão. Se adotar frequentemente um tipo de  condução mais dinâmica ou em casos de condução apenas em circuitos urbanos, tenha em atenção que o sistema de travagem desgasta-se mais rapidamente.  Uma vibração pode ser proveniente de um disco que tenha sofrido fortes solicitações a frio e cuja superfícies já não esteja perfeitamente  lisa. Assim, em caso de travagem o contacto entre as superfícies  do disco e da pastilha não se faz na perfeição originando vibrações e por vezes um ruído anormal. Se não existirem vibrações mas o ruído persistir, ou mesmo tender a aumentar, pode tratar-se então de um desgaste pronunciado das suas pastilhas que deixam de possuir material de desgaste suficiente, ficando o disco de travão em contacto direto com a estrutura em metal rígido da pastilha. 

Atenção, neste caso, o disco pode ficar danificado muito rapidamente e influenciar drasticamente a capacidade de travagem da viatura! Não espere mais e solicite a verificação do seu sistema de travagem numa oficina Eurorepar Car Service.

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