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Mesmo que a sua aparência exterior pareça irrepreensível, os pneus desgastam-se e «cansam-se». Os blocos e ranhuras que constituem o piso do pneu perdem espessura à medida que percorrem os quilómetros. Legalmente a sua profundidade não deve ser inferior a 1,6 mm. Neste caso impõe-se uma substituição.

Os flancos podem também sofrer degradações por vezes invisíveis, devido por exemplo aos impactos provocados pelo mau estado das estradas ou simplesmente pelas batidas nos passeios. Um  desalinhamento da direção ou um impacto na jante pode também degradar o conjunto roda/pneu e dar origem a vibrações. A duração de vida de um pneu varia consoante as condições de utilização, é importante substituir o pneu assim que este apresentar um sinal anormal de desgaste. Em caso de substituição dos pneus, as oficinas Eurorepar Car Service substituem em simultâneo a válvula e efectuam uma equilibragem das rodas.

O pneu é um elemento essencial do veículo que deverá ser mantido em excelente estado, não apenas do ponto de vista da segurança, mas também para evitar os inconvenientes de uma segunda visita ao centro de Inspecções aquando da inspeção Periódica Obrigatória. Em condições difíceis em chuva ou neve, o pneu deverá evacuar a água da forma mais eficaz possível. Um pneu gasto evacuará menos água, aumentando o risco de formação de uma perigosa película de água entre o piso do pneu e o asfalto: Trata-se do tão conhecido fenómeno de Aquaplaning. Do ponto de vista legal, a profundidade mínima das ranhuras não deve ser inferior a 1,6 mm. As “luzes avisadoras de desgaste dos pneus “estão presentes no centro das ranhuras em cada pneu. Os entalhes, fissuras ou um desgaste desigual do piso do pneu são  igualmente motivos de uma segunda visita ao Centro de inspeção

A área total de contacto dos 4 pneus no solo é pouco maior que a de um par de sapatos. Isto já justifica a importância de um piso do pneu e respectivas ranhuras em bom estado, mas por vezes não basta para preservar uma aderência ideal em condições de inverno, nomeadamente em chuva, lama ou neve.

Na Rede Eurorepar Car Service, existe uma gama completa de pneus de inverno, fabricados com materiais e pisos mais aderentes e adequados a condições climatéricas adversas que melhoram substancialmente a motricidade na neve e em piso molhado. No entanto se circular durante todo o ano com este tipo de pneus, tenha em atenção que eles sofrem um desgaste mais rápido em piso seco devido à borracha macia.

A leitura dos dados gravados no pneu está cheia de informações: para além da marca e modelo do pneu, existem várias informações como por exemplo «195/65 R 15», seguido de um numero e de uma letra, como 91 H. Assim, tomando este caso como exemplo, temos: o primeiro numero, 195 indica a largura do pneu em milímetros. O segundo, 65, corresponde à relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. Trata-se de uma percentagem, neste caso 65 %. A letra  R indica o tipo de estrutura e significa neste caso, estrutura radial. O algarismo  15 indica o diâmetro da jante em polegadas onde deve ser  montado o pneu. O número 91 corresponde ao índice de carga ou seja, a um determinado peso. Neste caso significa que o pneu poderá suportar 615 quilos de carga máxima à sua pressão máxima. Por fim a letra H corresponde ao índice de velocidade máximo para o qual o pneu foi concebido à sua carga máxima. H significa 210 km/h. Tenha em atenção também que um pneu pode ser unidirecional ou seja, a forma e desenho do seu piso, por vezes assimétricas, não permite um cruzamento. Um pneu unidirecional parcialmente gasto montado na traseira do lado esquerdo não poderá ser montado, posteriormente, na dianteira do lado direito, por exemplo.

Muitos veículos modernos não estão equipados com uma roda sobresselente. A sua supressão permite um ganho em termos de espaço em benefício das bagagens e dos passageiros e também um grande ganho de peso, diretamente benéfico para o consumo de combustível. Estatisticamente a probabilidade de um furo passa a ser extremamente fraca desde os progressos realizados em termos de resistência dos materiais  que constituem um pneu e a qualidade da Rede rodoviária. Mas, claro, ninguém está livre de ter um furo. Alternativa à substituição de uma roda, a utilização de um Kit antifuro permite reparar simples e rapidamente a roda danificada. O gás sob pressão contido na bomba, assim como um líquido vulcanizante, permitem encher novamente e reparar temporariamente o pneu através da válvula de enchimento dos pneus. A eficácia e fiabilidade do Kit antifuro permite atualmente dispensar a roda sobresselente na maior parte dos casos. Aquando de uma revisão na Rede Eurorepar Car Service, a sua existência e respectivo estado são sistematicamente controlados!

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