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Cada pneu, dado o contacto com o solo, aplica uma resistência à deslocação da viatura em função das suas dimensões e nomeadamente, consoante o perfil e respectivo piso.  Em caso de baixa pressão por exemplo, a superfície de contacto do pneu com o solo aumenta, aumentando a respectiva resistência ao rolamento da viatura que  resulta num consumo anormal de combustível que pode atingir até 20%.

A Rede Eurorepar Car Service, disponibiliza pneus «verdes», de fraca resistência à deslocação equipados com um perfil e piso específico que ajudam a reduzir o consumo de combustivel.

Durante o movimento da viatura, a fricção dos pneus com o asfalto cria calor e um efeito de corte nas bandas laterais em caso de baixa pressão. O aquecimento, combinado com o esmagamento exagerado provocado pela ausência de pressão pode degradar de forma irreversível o pneu levando inclusivamente ao seu rebentamento. Sugestão: Verifique e coloque os pneus com a pressão correta indicada pelo construtor, nomeadamente quando efectua longos trajectos em autoestrada.

Mesmo que a sua aparência exterior pareça irrepreensível, os pneus desgastam-se e «cansam-se». Os blocos e ranhuras que constituem o piso do pneu perdem espessura à medida que percorrem os quilómetros. Legalmente a sua profundidade não deve ser inferior a 1,6 mm. Neste caso impõe-se uma substituição.

Os flancos podem também sofrer degradações por vezes invisíveis, devido por exemplo aos impactos provocados pelo mau estado das estradas ou simplesmente pelas batidas nos passeios. Um  desalinhamento da direção ou um impacto na jante pode também degradar o conjunto roda/pneu e dar origem a vibrações. A duração de vida de um pneu varia consoante as condições de utilização, é importante substituir o pneu assim que este apresentar um sinal anormal de desgaste. Em caso de substituição dos pneus, as oficinas Eurorepar Car Service substituem em simultâneo a válvula e efectuam uma equilibragem das rodas.

O pneu é um elemento essencial do veículo que deverá ser mantido em excelente estado, não apenas do ponto de vista da segurança, mas também para evitar os inconvenientes de uma segunda visita ao centro de Inspecções aquando da inspeção Periódica Obrigatória. Em condições difíceis em chuva ou neve, o pneu deverá evacuar a água da forma mais eficaz possível. Um pneu gasto evacuará menos água, aumentando o risco de formação de uma perigosa película de água entre o piso do pneu e o asfalto: Trata-se do tão conhecido fenómeno de Aquaplaning. Do ponto de vista legal, a profundidade mínima das ranhuras não deve ser inferior a 1,6 mm. As “luzes avisadoras de desgaste dos pneus “estão presentes no centro das ranhuras em cada pneu. Os entalhes, fissuras ou um desgaste desigual do piso do pneu são  igualmente motivos de uma segunda visita ao Centro de inspeção

A área total de contacto dos 4 pneus no solo é pouco maior que a de um par de sapatos. Isto já justifica a importância de um piso do pneu e respectivas ranhuras em bom estado, mas por vezes não basta para preservar uma aderência ideal em condições de inverno, nomeadamente em chuva, lama ou neve.

Na Rede Eurorepar Car Service, existe uma gama completa de pneus de inverno, fabricados com materiais e pisos mais aderentes e adequados a condições climatéricas adversas que melhoram substancialmente a motricidade na neve e em piso molhado. No entanto se circular durante todo o ano com este tipo de pneus, tenha em atenção que eles sofrem um desgaste mais rápido em piso seco devido à borracha macia.

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