Encontre a oficina mais próxima

Voltar

Visibilidade Visibilidade

Ver bem e ser bem visto em todas as circunstâncias

Ver bem e ser bem visto, é uma das regras base a respeitar para uma condução em segurança. As luzes de presença, de cruzamento e de estrada, as luzes de nevoeiro assim como indicadores de mudança de direção e os limpa-vidros dianteiro e traseiro, quando necessário, formam uma equipa essencial para sua segurança e para seu conforto visual, nomeadamente à noite e em caso de más condições meteorológicas!

O bom estado das óticas dos faróis dianteiros e a correta regulação do feixe luminoso, nem demasiado alto nem demasiado baixo, assim como o correto funcionamento das lâmpadas, tanto na dianteira como na traseira, são pontos essenciais e verificados aquando da inspeção periódica . Uma lâmpada com defeito dá sistematicamente origem ao inconveniente de uma nova visita ao centro de inspecções!

Também as escovas limpa-vidros devem ser regularmente examinadas e substituídas, uma vez que condicionam a visibilidade em condições de chuva ou neve e permitem igualmente, limpar o seu pára-brisas em caso de necessidade.

 Assim, para que toda a «equipa de visibilidade» permaneça sempre eficaz, verifique regularmente a sua iluminação e limpa-vidros junto de um profissional!

O conselho Eurorepar Car Service

  • Uma limpeza deficiente do pára-brisas ou uma vibração e ruído inconveniente proveniente das escovas limpa vidros, são os primeiros sinais de desgaste. Mas existe, igualmente, uma marca de alerta colada na escova que passa de preto a amarelo quando estiverem demasiado degradadas.

  • Atenção, as escovas limpa-vidros devem cumprir rigorosamente as preconizações do construtor. Na maior parte dos veículos, por exemplo, as duas escovas do para-brisas têm tamanhos diferentes consoante estejam posicionados à esquerda ou à direita.

  • Num para-brisas congelado, as escovas limpa-vidros colam, endurecem e  podem romper-se ao serem accionadas. Em caso de temperaturas negativas, considere levantar as escovas limpa-vidros durante a noite!

  • De uma maneira geral, as escovas limpa-vidros devem ser substituídas uma vez por ano. Procure, igualmente, verificar o estado da escova limpa-vidros do óculo traseiro, menos solicitada mas igualmente importante para a sua segurança e conforto visual.

  • Quando uma lâmpada fundir de um lado, é muito provável que a lâmpada do lado oposto também se funda alguns dias ou semanas mais tarde! Procure substituir as duas lâmpadas em simultâneo.

  • Verifique regularmente o estado correto das lâmpadas dos indicadores de mudança de direção. Um método rápido consiste em acionar as luzes de perigo. As quatro luzes indicadoras de mudança de direção devem acender-se de forma intermitente em simultâneo! Em caso de dúvida, contacte um profissional.

Suas perguntas

A iluminação de «xénon» caracteriza-se por ser ligeiramente azulada, mais branca, mais próxima da luz do dia. Esta iluminação é igualmente mais potente e tem um tempo de vida útil 2 a 3 vezes superior a uma iluminação clássica  por lâmpadas de halogéneo. As luzes de xénon funcionam com lâmpadas especiais de descarga sem filamento. Trata-se de um sistema sofisticado que recorre a um tipo específico de lâmpadas de elétrodos com um gás raro (o xénon) que produz um arco elétrico sob alta tensão. Este processo permite uma grande potência na iluminação e um conforto visual bastante melhorado, É desaconselhado efetuar intervenções neste tipo de iluminação devido ao risco de eletrocussão: A tensão atinge 20 000 Volt, contra 12 a 14 Volt para um sistema clássico! Um profissional qualificado saberá resolver o seu problema.

Muito provavelmente a sua luz encandeia os condutores que surgem à sua frente porque o seu feixe luminoso está demasiado alto. Saiba que uma desregulação das suas luzes um grau para cima multiplica por 20 os riscos de encandeamento. Se circular com o veículo carregado, procure utilizar igualmente o botão de regulação do feixe luminoso se presente no seu veículo. Tenha em atenção também que, pelo contrário um feixe luminoso demasiado baixo reduz a superfície iluminada. Uma desregulação de um grau para baixo reduz em 30 metros a visibilidade. Procure uma verificação regular da sua iluminação por um profissional.

As luzes adicionais de nevoeiro dianteiras permitem efetivamente uma iluminação mais potente em caso de nevoeiro ou de chuva muito forte. Em condiçoes atmosfericas, podem perturbar os outros utilizadores. A luz vermelha de nevoeiro traseira, muito potente, nunca deverá ser utilizada  com chuva porque encandeia e perturba fortemente os utilizadores atrás de si. Utilize-a apenas em caso de nevoeiro e procure desligá-la assim que as condições meteorológicas melhorarem.

icon-gear