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Escape Escape

Um elemento essencial que preserva a performance, o nível sonoro e contribui para a proteção do ambiente.

Escape

O Funcionamento correto do motor, performance, nível sonoro, emissões poluentes controladas… A linha de escape é um elemento essencial do seu veículo, sofre fortes solicitações térmicas e mecânicas durante o seu tempo de vida. As altas temperaturas dos gases de escape, que podem ultrapassar os 900 graus, assim como a sua acidez atacam as paredes metálicas internas dos tubos, silenciadores, câmara de expansão, catalisadores e sonda lambda. A humidade, a chuva, os sais de eliminação de neve na estrada e a lama provocam igualmente  uma degradação exterior e o aparecimento de ferrugem. As vibrações deterioram os suportes metálicos e os sinoblocos* em borracha que suportam toda a linha de escape sob a carroçaria. Uma vida muito movimentada! Assim é essencial verificar e reparar regularmente o sistema de escape. Por outro lado, aquando da inspeção periódica obrigatória , uma fuga, deterioração ou valor de poluição dos gases de escape que ultrapassem os limites legais em vigor são motivos de reprovação. Solicite a verificação regular da linha de escape por um especialista para preservar a performance, nível sonoro e baixas emissões de gases poluentes.

* Os sinoblocos constituem um bloco elástico composto por uma borracha especial. Está comprimida e instalada entre peças, permite absorver as vibrações e os ruídos.

Escape

O conselho Eurorepar Car Service

As vibrações degradam as fixações da linha de escape e quando este problema é conjugado com a ferrugem, verificam-se danos inconvenientes! Assim, solicite a verificação dos sinoblocos para preservar a sua linha de escape das vibrações intempestivas.

Os trajetos curtos não permitem evacuar totalmente a humidade residual presente na linha de escape. Efetue pelo menos um trajeto longo a cada mês para favorecer uma evaporação total da humidade.

Ao lavar o seu veículo com uma pistola de alta pressão, evite sempre que possível fazer entrar água nos tubos de escape.

Se sentir um odor de gás de escape no interior do habitáculo da viatura, um dos elementos estará provavelmente perfurado ou degradado provocando uma fuga. Tenha sempre em Atenção que os gases de escape são tóxicos.

Se sentir um ruído anormal no escape trata-se igualmente de um sinal de degradação, possivelmente provocado pela perfuração de um dos elementos constituintes da respectiva linha. Solicite a verificação regular da linha de escape da sua viatura por um profissional.

Um escape em mau estado e, nomeadamente um catalisador ou um filtro de partículas degradado aumentam o consumo de combustível e as emissões poluentes.

Suas perguntas

O meu veículo já não tem potência e uma luz avisadora laranja permanece acesa no painel de bordo. O que se passa?
O catalisador deve ser substituído regularmente? Qual é a sua função?
Qual é o tempo de vida dos componentes de uma linha de escape?
Para que serve o filtro de partículas montado nos veículos diesel?

Nossas respostas

Podem tratar-se de sintomas de uma avaria no catalisador ou na sonda lambda.  A sonda lambda é um sensor fixo na linha de escape, que permite enviar um sinal do motor para que este regule a mistura ar/combustivelde forma ideal. Quando a sonda lambda está danificada ou desgastada, o sinal está errado e o veículo adota um «modo degradado» que em geral, não permite ultrapassar 50 km/h. O catalisador também pode estar em causa. Se estiver danificado, não permite que os poluentes contidos nos gases de escape sejam transformados em gases menos nocivos: a sonda lambda pode enviar, neste caso, um sinal de alerta ao motor que também adota o modo degradado. Uma única solução, substituir as peças com defeito o mais rapidamente possível.

Sim, o catalisador tem uma duração de vida limitada e deve ser substituído regularmente de acordo com as preconizações do construtor ou mais cedo em função de uma utilização mais ou menos severa do seu veículo. O catalisador permite transformar ou reduzir fortemente os compostos mais poluentes dos gases de escape , nomeadamente  os hidrocarbonetos não queimados : o monóxido de carbono, o óxido de azoto e as partículas. Quando o catalisador estiver degradado, estes compostos nocivos são totalmente libertados na atmosfera e o seu veículo deixa de respeitar os limites de poluição autorizados. Trata-se de um elemento proibitivo aquando da inspeção Periódica Obrigatória.

Tudo depende do tipo de veículo, da sua utilização e do ambiente em que circula regularmente. Nas regiões húmidas ou junto ao mar, por exemplo, as linhas de escape têm tendência para se degradar prematuramente devido à oxidação.  É admitido de uma maneira geral que uma linha de escape seja parcial ou completamente substituída a partir de 8 ou 9 anos de utilização em condições severas. Nestas mesmas condições, um catalisador  pode ter uma duração de vida média. A câmara de expansão e os silenciadores, concebidos para reduzir os ruídos, podem, igualmente, necessitar de uma substituição a partir dos 40000 km, mas o mais frequente é acima deste limite. As sondas lambda são substituídas quando forem diagnosticadas como tendo um defeito, nomeadamente aquando de testes antipoluição ou de funcionamento irregular do motor.
 

Por vezes o filtro de partículas, ou FAP, é montado nos modelos Diesel recentes. Presente na linha de escape, este filtro especial permite bloquear, armazenar e, em seguida, eliminar a temperaturas muito elevadas as partículas de carbono e os hidrocarbonetos não queimados,  presentes nos gases de escape e considerados perigosos para a saúde. Autoriza um funcionamento muito «próprio», participante, igualmente, na preservação do ambiente mesmo aquando dos arranques a frio. O filtro de partículas deverá ser verificado regularmente, porque pode ficar saturado e provocar avarias ou uma perda significativa de potência. Trata-se de uma peça de desgaste cuja duração de vida varia consoante a utilização do veículo.

Suas perguntas

O meu veículo já não tem potência e uma luz avisadora laranja permanece acesa no painel de bordo. O que se passa?

Podem tratar-se de sintomas de uma avaria no catalisador ou na sonda lambda.  A sonda lambda é um sensor fixo na linha de escape, que permite enviar um sinal do motor para que este regule a mistura ar/combustivelde forma ideal. Quando a sonda lambda está danificada ou desgastada, o sinal está errado e o veículo adota um «modo degradado» que em geral, não permite ultrapassar 50 km/h. O catalisador também pode estar em causa. Se estiver danificado, não permite que os poluentes contidos nos gases de escape sejam transformados em gases menos nocivos: a sonda lambda pode enviar, neste caso, um sinal de alerta ao motor que também adota o modo degradado. Uma única solução, substituir as peças com defeito o mais rapidamente possível.

O catalisador deve ser substituído regularmente? Qual é a sua função?

Sim, o catalisador tem uma duração de vida limitada e deve ser substituído regularmente de acordo com as preconizações do construtor ou mais cedo em função de uma utilização mais ou menos severa do seu veículo. O catalisador permite transformar ou reduzir fortemente os compostos mais poluentes dos gases de escape , nomeadamente  os hidrocarbonetos não queimados : o monóxido de carbono, o óxido de azoto e as partículas. Quando o catalisador estiver degradado, estes compostos nocivos são totalmente libertados na atmosfera e o seu veículo deixa de respeitar os limites de poluição autorizados. Trata-se de um elemento proibitivo aquando da inspeção Periódica Obrigatória.

Qual é o tempo de vida dos componentes de uma linha de escape?

Tudo depende do tipo de veículo, da sua utilização e do ambiente em que circula regularmente. Nas regiões húmidas ou junto ao mar, por exemplo, as linhas de escape têm tendência para se degradar prematuramente devido à oxidação.  É admitido de uma maneira geral que uma linha de escape seja parcial ou completamente substituída a partir de 8 ou 9 anos de utilização em condições severas. Nestas mesmas condições, um catalisador  pode ter uma duração de vida média. A câmara de expansão e os silenciadores, concebidos para reduzir os ruídos, podem, igualmente, necessitar de uma substituição a partir dos 40000 km, mas o mais frequente é acima deste limite. As sondas lambda são substituídas quando forem diagnosticadas como tendo um defeito, nomeadamente aquando de testes antipoluição ou de funcionamento irregular do motor.
 

Para que serve o filtro de partículas montado nos veículos diesel?

Por vezes o filtro de partículas, ou FAP, é montado nos modelos Diesel recentes. Presente na linha de escape, este filtro especial permite bloquear, armazenar e, em seguida, eliminar a temperaturas muito elevadas as partículas de carbono e os hidrocarbonetos não queimados,  presentes nos gases de escape e considerados perigosos para a saúde. Autoriza um funcionamento muito «próprio», participante, igualmente, na preservação do ambiente mesmo aquando dos arranques a frio. O filtro de partículas deverá ser verificado regularmente, porque pode ficar saturado e provocar avarias ou uma perda significativa de potência. Trata-se de uma peça de desgaste cuja duração de vida varia consoante a utilização do veículo.

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