Kit de distribuição
A correia de distribuição é um elemento mecânico vital. Substituí-la regularmente permite preservar o tempo e a vida útil do motor…

Tão simples em aparência e com uma importância capital, a correia de distribuição sincroniza o movimento dos pistões e das válvulas. A rutura desta correia dá origem a danos imediatos , muito significativos e origina por vezes uma quebra pura e simples do motor. O seu bom estado de conservação e a tensão ideal de funcionamento, graças aos roletes incluídos no kit de distribuição permite evitar o pior!
A mudança do kit de distribuição é especificamente definida pela preconização de cada construtor. A primeira substituição ocorre em geral entre os 70 000 e 100 000 km mas a periodicidade é própria de cada tipo de motor. Se efetuar poucos quilómetros, deverá pensar em substituir pelo menos a cada 5 anos porque os seus elementos constituintes (têxteis e materiais sintéticos à base de borracha) degradam-se com o passar do tempo mesmo que pouco solicitados mecanicamente. Não existe nenhum meio fiável de apreciar o desgaste da correia de distribuição no entanto, um especialista pode verificar a tensão correcta e aconselhá-lo. Em determinados veículos, a correia de distribuição movimenta ainda outros acessórios como por exemplo a bomba de água. Por vezes é oportuno substituir estes elementos a título preventivo consoante a quilometragem do seu veículo.
O conselho
Não tente interpretar o estado da correia de distribuição com uma simples verificação visual: esta pode parecer estar em bom estado mas, na realidade estar prestes a partir!
Respeite rigorosamente as preconizações do construtor e substitua a sua correia de distribuição atempadamente a título preventivo.
Durante uma revisão na Rede Eurorepar Car Service, a tensão da correia de distribuição pode ser verificada por um técnico qualificado.
Um clima muito quente ou muito frio ou fortes alterações de temperatura podem dar origem a um desgaste prematuro da correia de distribuição. Neste caso, peça aconselhamento a um especialista.
Em alguns motores, a sincronização dos pistões e das válvulas é assegurada não por uma correia, mas por uma corrente. De uma maneira geral, o seu tempo útil de vida é ilimitado e não necessita de substituição.