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Mudança de óleo Mudança de óleo

Os lubrificantes são a garantia do funcionamento ideal do motor

O óleo é um elemento essencial do motor da sua viatura porque permite reduzir a fricção e o desgaste das peças em movimento e contribui igualmente para a estanquicidade dos pistões nos cilindros. Outra função do óleo é o arrefecimento das partes mecânicas que podem assim trabalhar e manter a temperatura ideal de funcionamento. O óleo do motor drena igualmente as impurezas e resíduos metálicos criados devido à fricção interna das peças em movimento.

Apesar de ser continuamente limpo por um filtro, as qualidades do óleo do motor vão-se degradando e é conveniente proceder à sua substituição a cada 15 000 km aproximadamente (consoante o modelo) ou todos os anos (com o tempo e a condensação, o óleo vai absorvendo água).

O conselho Eurorepar Car Service

  • Verifique regularmente o nível do óleo, aproximadamente a cada 1 000 km e proceda à reposição do respectivo nível se necessário. Consoante as preconizações do construtor, esta verificação é efetuada com o motor frio ou quente. Em alguns veículos, consoante o equipamento existente, uma sonda eletrónica permite verificar o nível de óleo no painel de instrumentos.

  • Mude o óleo… mas também o filtro! O óleo segue um percurso constante através do bloco do motor durante o seu funcionamento e passa continuamente através de um filtro que retém as impurezas. Quando saturado, o filtro deixa de assegurar a sua função sendo assim necessário substituí-lo. Esta substituição deve ser  efetuada  no momento da mudança do óleo.

  • Verifique o nível do óleo antes de efectuar um trajeto longo. Entre as recomendações do fabricante e antes de um percurso de várias centenas de quilómetros, nomeadamente durante as férias, verificar o nível de óleo do motor é uma prioridade. Em caso de circular com um nível de óleo baixo, o motor pode ficar danificado.

  • Solicite a realização da  mudança de óleo da sua viatura em intervalos regulares junto de um profissional que poderá tratar os óleos usados. Na Eurorepar Car Service, os produtos poluentes são tratados e reciclados de acordo com as normas mais rigorosas.

  • Em todos os modelos, a sonda é acessível a partir do bloco motor e é apresentada na forma de uma vareta graduada com marcas de «min/máx» que permite adicionar a quantidade precisa de óleo lubrificante necessário.

Suas perguntas

O motor é um órgão completo composto por um grande número de peças em movimento. A maior parte dos elementos que o constituem são metálicos e alguns estão em fricção entre si. É o caso dos pistões e os cilindros. O pistão, peça móvel, sobe e desce no interior do cilindro friccionando a sua parede onde é colocada uma micro película de óleo. Sem este óleo o movimento e a estanquicidade não seriam possíveis. O óleo permite fazer «deslizar» as peças e vai sendo progressivamente contaminado com micropartículas metálicas originadas pelo movimento. A película de óleo é continuamente queimada e evacuada através do escape numa quantidade ínfima, mas passados alguns milhares de quilómetros pode atingir várias dezenas de centilitros.

Existem diferentes tipos de óleo de acordo com  as características do motor da sua viatura. Consoante o tipo de combustível utilizado  gasolina ou gasóleo, a potência ou o  tipo de utilização para a qual foi concebido mais desportiva ou adaptada a solicitações frequentes em meio urbano, o motor terá uma necessidade diferente em termos de lubrificação. Um óleo de motor mineral é concebido á base de petróleo bruto e adequado para as mecânicas antigas. Um óleo semi-sintético, mais complexo e com características adaptadas às mecânicas atuais, é uma mistura de óleo mineral e de componentes químicos ou petroquímicos.

Por fim, um óleo 100% sintético é exclusivamente composto por produtos químicos ou petroquímicos e o mais adequado às mecânicas de «alta tecnologia».

Estas indicações especificam a viscosidade do óleo. Esta deverá corresponder sempre às preconizações do construtor.

O algarismo anterior ao W indica a fluidez a baixa temperatura. Quanto menor for este algarismo, mais fluido é o óleo a frio facilitando os arranques a baixas temperaturas. O algarismo após o W indica a viscosidade a altas temperaturas e quanto mais elevado for este índice, mais viscoso é o óleo a quente ou seja a película de óleo será mais espessa nas partes metálicas e favorecendo a estanqueidade e a proteção das peças em movimento.

Como primeiro reflexo, se estiver em movimento, deverá estacionar logo que possível, desligar a ignição e aguardar alguns minutos para que o óleo desça para a parte inferior do motor. Trata-se na maior parte dos casos, de uma mensagem de alerta que indica simplesmente que o seu nível de óleo atingiu o ponto mais baixo e por vezes basta repor o nível após ter verificado o mesmo através da vareta para resolver o inconveniente. O método: retirar a vareta, limpá-la com um pano e em seguida mergulhá-la totalmente no respetivo orifício. Aguardar alguns segundos e retira-la novamente. Se a película de óleo existente se encontrar abaixo das marcas «min» e «max» indicadas na vareta, terá então acrescentar um pouco de óleo através do bocal próprio existente no bloco motor e em pequenas quantidades garantindo através da vareta que o nível não fica acima da marca «max» . Se após esta operação a luz avisadora não se apagar, desligue a ignição e solicite a verificação do veículo por um profissional.

Para além da sua idade ou quilometragem, o desgaste do óleo pode ser controlado através da cor que deve ter conservado o seu aspeto original, transparente e ligeiramente âmbar. Se estiver opaco e castanho escuro, ou mesmo quase preto, é altura de proceder á mudança do óleo do seu veículo numa oficina Eurorepar Car Service !

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