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Molas e amortecedores em bom estado garantem conforto, aderência à estrada e travagem eficaz

Todo o sistema foi concebido para responder a várias problemáticas: a filtragem das vibrações, o conforto, a aderência em curva, a estabilidade em linha reta, a travagem eficaz e claro, independentemente da carga, condições meteorológicas ou estado da estrada.

Para além dos braços de suspensão, triângulos, bielas e diversos sinoblocos*, o sistema baseia-se em dois elementos principais, a mola e os amortecedores para a garantir a sua segurança.

Este binário muito unido permite manter as rodas em contacto permanente com o solo e reduzir assim as perdas de aderência, absorver as irregularidades do solo independentemente da carga e estabilizar o veículo aquando de abrandamentos, evitando o “mergulho” e o alongamento das distâncias de travagem.

Regra geral se excluirmos os casos de degradação devido a uma colisão, as molas não necessitam de substituição e podem durar toda a vida útil do veículo.

Os amortecedores, por seu lado sofrem um desgaste normal devido ao seu movimento permanente. O óleo ou o gás comprimido no tubo do amortecedor por um pistão pode igualmente, escoar-se em caso de desgaste significativo. Tenha em Atenção que uma fuga de óleo num amortecedor dá origem a uma segunda visita ao centro de inspeção periódica.

O tempo de vida util de um amortecedor não é estimado. Após 20 000 quilómetros, foi solicitado cerca de 1 milhão de vezes! O quilómetro, mas também a carga do veículo, o estilo de condução mais ou menos dinâmico, o estado das rodas ou das estradas influenciam diretamente o seu tempo de vida . A partir dos 60000 km, a cada 20000 Km percorridos é recomendado que solicite a respetiva verificação junto de um profissional qualificado.

* O sinobloco é um bloco elástico composto por uma borracha especial. Está comprimido e instalado entre peças e permite absorver vibrações e ruídos.

O conselho Eurorepar Car Service

  • Um simples controlo visual permite detectar  fugas de óleo na estrutura do amortecedor. Em caso de fuga, ainda que pequena,  não espere mais e solicite a substituição do elemento degradado.

  • Amortecedores degradados podem dar origem a um desgaste anormal dos pneus. Se for este o caso, peça aconselhamento a um profissional qualificado na Rede Eurorepar Car Service.

  • As vibrações causadas pela deslocação do seu veículo em todos os tipos de piso podem dar origem a uma deterioração rápida dos elementos de suspensão. O bom estado de conservação dos amortecedores é primordial para permitir uma correcta filtragem das vibrações.

  • A inspeção Periódica Obrigatória é muito rigorosa relativamente ao estado das suspensões e nomeadamente ao estado e eficácia dos amortecedores. Tenha em Atenção e venha efetuar um pré-controlo técnico na Rede Eurorepar Car Service !

Suas perguntas

Sim, muito provavelmente. São sintomas típicos que nos indicam que  os amortecedores já não desempenham correctamente a sua função. Elementos essenciais do sistema de suspensão, os amortecedores permitem evitar ressaltos e contêm os «movimentos da carroçaria» ou seja, todos os movimentos do veículo durante aceleração, travagem ou mudança de direção. No arranque ou ao acelerar, uma transferência de  peso é aplicada para trás. Diz-se que o veículo se “empina”. Ao travar acontece o contrário, isto é: o veículo apoia-se com muita força no seu eixo dianteiro, e diz-se que “mergulha”. Em curva, exerce uma força mais significativa de um dos lados, movimento considerado uma oscilação transversal. Em todos os casos, os amortecedores têm como função conter e suavizar estes movimentos  evitando oscilações demasiado fortes que possam levar a um comportamento perigoso, por exemplo alargando a sua trajetória em curva. Quando estão demasiado gastos a sua eficácia é reduzida e os movimentos o seu veículo assumem uma amplitude maior, o que degrada claramente a aderência à estrada e a segurança da condução.

Existe um sinal exterior, uma fuga de óleo para o corpo do amortecedor. Se este estiver gorduroso e húmido existem fortes hipóteses de que esteja danificado.

O desgaste normal de um amortecedor pode, igualmente, ser detetado através do comportamento do seu veículo. Amortecedores em mau estado conduzem a: uma flutuação do veículo nas curvas rápidas, um alargamento da trajetória em curva, o movimento de empinar do veículo demasiado acentuado em aceleração (nomeadamente em carga), um forte movimento de mergulho durante as travagens e um alongamento das distâncias de abrandamento, um desgaste anormal dos pneus, a oscilação das rodas em curva, estalidos em lombas, sensibilidade ao vento lateral, vibrações no volante, uma degradação do paralelismo. Cada um destes sintomas é um sinal de alerta que não deverá ser ignorado. Não demora a solicitar a verificação dos  amortecedores e do estado do sistema de suspensão da sua viatura na nossa Rede Eurorepar Car Service.

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